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Como Fazer NPCs/Playermodels

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Como Fazer NPCs/Playermodels Empty Como Fazer NPCs/Playermodels

Mensagem por MauroC Sáb Abr 20, 2013 1:48 pm

Só clarificando que isso é muito fácil. Você não precisa saber programar para fazer isso.

Vamos lá então! Esse vai ser um tutorial em uma parte só porque... bem, é curto demais. Ah, e você não pode criar NPCs com comportamento diferente dos que já existem (para isso, você precisaria saber programar).

Uma nota importante: seu ragdoll DEVE ter o esqueleto ValveBiped! Não só bones renomeados, mas os próprios valvebipeds do phymodel.max.

Recentemente descobri que as animações para playermodels e NPCs são as mesmas, então:
Adicione as seguintes linhas no seu .qc:
Código:
$attachment "grenade0" "ValveBiped.Bip01_Pelvis" 7.00 1.50 1.00 rotate -0.00 0.00 -80.00
$attachment "grenade1" "ValveBiped.Bip01_Pelvis" 7.50 1.50 -3.50 rotate -0.00 0.00 -80.00
$attachment "grenade2" "ValveBiped.Bip01_Pelvis" -7.00 1.50 1.00 rotate -0.00 0.00 -80.00
$attachment "grenade3" "ValveBiped.Bip01_Pelvis" -7.50 1.50 -3.50 rotate -0.00 0.00 -80.00
$attachment "pistol" "ValveBiped.Bip01_R_Thigh" 8.00 1.00 -3.50 rotate -0.00 0.00 -0.00
$attachment "primary" "ValveBiped.Bip01_Spine2" -0.00 -4.00 -2.00 rotate 0.00 -0.00 -0.00
$attachment "defusekit" "ValveBiped.Bip01_Pelvis" 0.00 1.50 -8.00 rotate -90.00 -90.00 0.00
$attachment "lfoot" "ValveBiped.Bip01_L_Foot" -0.00 5.00 -0.00 rotate -0.00 0.00 -0.00
$attachment "rfoot" "ValveBiped.Bip01_R_Foot" -0.00 5.00 0.00 rotate 0.00 -0.00 0.00
$attachment "muzzle_flash" "ValveBiped.Bip01_L_Hand" -0.00 0.00 -0.00 rotate -0.00 0.00 -0.00
ANIMATIONS
$sequence ragdoll    "ragdoll.smd" FPS 30       activity ACT_DIERAGDOLL 1
$ikchain rhand ValveBiped.Bip01_R_Hand knee  0.707 0.707 0.000
$ikchain lhand ValveBiped.Bip01_L_Hand knee  0.707 0.707 0.000
$ikchain rfoot ValveBiped.Bip01_R_Foot knee  0.707 -0.707 0.000
$ikchain lfoot ValveBiped.Bip01_L_Foot knee  0.707 -0.707 0.000
Você terá que usar as seguintes animações:
Código:
$includemodel "m_anm.mdl"
$includemodel "m_gst.mdl"
$includemodel "m_pst.mdl"
$includemodel "m_shd.mdl"
$includemodel "m_ss.mdl"
$includemodel "humans/male_shared.mdl"
$includemodel "humans/male_ss.mdl"
$includemodel "humans/male_gestures.mdl"
$includemodel "humans/male_postures.mdl" //playermodel homem

$includemodel "f_anm.mdl" 
$includemodel "f_gst.mdl"
$includemodel "f_pst.mdl"
$includemodel "f_shd.mdl"
$includemodel "f_ss.mdl"
$includemodel "humans/female_shared.mdl"
$includemodel "humans/female_ss.mdl"
$includemodel "humans/female_gestures.mdl"
$includemodel "humans/female_postures.mdl" //playermodel mulher

ARQUIVO .lua DO PLAYERMODEL:
Crie uma pasta no seu addon chamada "lua", e outra dentro dessa chamada "autorun". Crie um arquivo .LUA (de preferência com o nome do seu addon) com esse conteúdo:
Código:
player_manager.AddValidModel( "name1", "models/model1.mdl" )
player_manager.AddValidModel( "namex", "models/modelx.mdl" )

list.Set( "PlayerOptionsModel", "name1", "models/model1.mdl" )
list.Set( "PlayerOptionsModel", "namex", "models/modelx.mdl" )

Pronto! Agora seu addon já tem um ou mais playermodels.

ARQUIVO .lua DE UM NPC:
crie um arquivo .LUA na mesma pasta (lua\autorun) com os seguintes conteúdos:
Código:
local Category = "Your NPC Category"
local NPC = { Name = "Your NPC", Class = "npc_citizen",
Model = "models/yourmodelname.mdl", Health = "100", KeyValues = { citizentype = 4 }, Category = Category }
list.Set( "NPC", "npc_yourfirstNPC", NPC )

Your NPC Category: A categoria que seu NPC estará (ex: Humans, Resistance, etc. pode ser qualquer coisa)
Name = "Your NPC" : o nome do seu NPC (aparece na spawnlist)
Class : a classe do seu NPC, pode ser npc_vortigaunt, npc_alyx, npc_citizen.
Model: obviamente, o path do seu model.
Health: ...óbvio, não?
KeyValues: só para citizens, pode ser de 1 a 4 para o tipo de citizen (Normal, DownTrodden, Rebel, Medic)
list.Set : ("NPC", "npc_nomeconsole", NPC)

E pronto! É só isso que é necessário para criar um NPC e um playermodel. Obrigado por ler!

      -MauroC

EDIT: Em razão de algumas descobertas e funcionalidades novas do GMod.

"Z" ANIMATIONS: Não testei isso, mas existem animações que você pode usar no seu playermodel/NPC que são do tipo "zumbi", útil para fazer NPCs inimigos que rastejam. Mas eu não sei os diretórios desses arquivos, nem se eles usam os mesmos bones, tudo que sei é isso:
Código:
$includemodel "z_anm.mdl"
$includemodel "z_gst.mdl"
$includemodel "z_pst.mdl"
$includemodel "z_shd.mdl"
$includemodel "z_ss.mdl"
(se alguém puder testar, ficarei agradecido)

USANDO CUSTOM HANDS: Garry's Mod recebeu uma nova funcionalidade recentemente, a de ter mãos personalizadas com os playermodels. Está aqui o que consegui tirar dessa funcionalidade.
Você vai precisar de um model separado apenas das mãos, simplesmente edite o normal e delete tudo menos os braços (não apague nenhum bone!). Se usar o mesmo modelo, a cabeça do seu playermodel vai ficar na frente.
Compile usando exatamente o mesmo .qc do seu playermodel, apenas mudando o .smd de referência.

Faça o seguinte arquivo .LUA:
Código:
player_manager.AddValidModel( "name1", "models/model1.mdl" )
player_manager.AddValidHands( "name1", "models/model1_hands.mdl", 0, "000000")

list.Set( "PlayerOptionsModel", "name1", "models/model1.mdl" )

Seu playermodel agora deve ter as mãos.


Última edição por MauroC em Dom Jul 20, 2014 2:38 am, editado 4 vez(es)
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Como Fazer NPCs/Playermodels Empty Re: Como Fazer NPCs/Playermodels

Mensagem por Xalalau Seg Abr 22, 2013 4:48 pm

OPAA!! Deixei passar esse tuto! Obrigado, Mauro!
Seus tutoriais vão ser mto úteis um dia, pode ter certeza! N sei se vc conhece mas a gente tem esse projeto planejado pra mais tarde:

http://gmbrblog.blogspot.com.br/2012/07/gmbr-colecao-de-ragdolls-e-playermodels.html

E depois vamos tentar fazer o pessoal do chaves =3
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Mensagem por MauroC Seg Abr 22, 2013 4:57 pm

Sim, já vi esses projetos e vim pesquisando uns trecos sobre modelagem. Achei algumas coisas bem legais, que nem alguns tutoriais de como fazer modelagem a partir de uma imagem. Estou pesquisando e aí provavelmente vamos conseguir fazer esses projetos!
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Como Fazer NPCs/Playermodels Empty Re: Como Fazer NPCs/Playermodels

Mensagem por Xalalau Seg Abr 22, 2013 5:21 pm

Pena q n posso mexer nisso agora. Eu to levando o GMBR Files e um mapa no SDK, os 2 são mto complicados ashuhuase
Assim q eu terminar td eu reativo o meu canal no YT e entro nesses ragdolls.

É claro que se alguém quiser começar antes de mim n tem problema nenhum, isso é um projeto da comunidade e não pessoal =P

Mas nada vai parar do GMBR até eu ver bem como fazer isso. Por ser comunitário, ele precisa de regras precisas sobre o que pode ou não ser feito com o material produzido. Provavelmente esses ragdolls vão ser considerados como uma "doação à comunidade" e eu preciso escrever boas condições pra td mundo ficar feliz.
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Mensagem por MauroC Seg Abr 22, 2013 5:30 pm

É, na verdade, eu já estou adiantando aqui. Achei um software bacana que consegue produzir um modelo a partir de um vídeo. Tudo isso com o PODER DA MATEMÁTICA!
Mas, sério, eu já tentei entrar nessa parte de CSS, HTML e essas porcarias de webdesign, eu sei como é chato. Resolvi ficar com meu C# e Java huheuehue
Procurando vídeos do Silvio pra fazer essa joça aqui...
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Mensagem por ElGringo Ter Abr 23, 2013 12:47 pm

MauroC ta muito além de um simples usuário aqui, e vou mudar isso agora mesmo...

EDIT:
Prontinho (=

Muito bom ! uhum Sempre tive curiosidade em saber como fazia isso até por que tenho uns ragdolls aqui, obrigado pelos códigos.
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Mensagem por MauroC Ter Abr 23, 2013 1:27 pm

Eu achava que era difícil também. Fazer playermodels e NPCs é muito fácil (eu aprendi só com engenharia reversa) mas a maioria das pessoas pensa que é um pesadelo, tem que saber programar, etc...
E valeu pela "promoção"!
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Mensagem por Xalalau Ter Abr 23, 2013 2:44 pm

AUSeuhsaE
Tava na hora de uma promoção mesmo! XD
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Mensagem por Sasha_Green Sex Jun 19, 2015 10:19 pm

Primeiro, oque é um ".qc"?
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Mensagem por Xalalau Dom Jun 21, 2015 10:40 am

É o arquivo de definições de um model pra q a gente possa compilar ele no Source.
Se vc quiser ver um já completo e q te sirva, pega um playermodel que você goste no workshop, entra no GMod pra ele baixar o addon, extrai ele do gma (está na sua pasta "addons" do jogo) com o SharpGMad, descompila usando o Crowbar e dá uma boa lida no que vai vir junto.
bolo
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Mensagem por Sasha_Green Dom Jun 21, 2015 7:03 pm

Deus é pai... eu acho que eu não quero mais fazer NPCs, pelo menos agora não... é que eu achei um pacote de modelos pro CS:S e achei que iriam dar bons NPCs, mas deixa pra outro dia...
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Mensagem por Sasha_Green Dom Jun 28, 2015 7:07 pm

Sinceramente, este tutorial não ajudou.
Eu tenho este pacote de Modelos:
http://css.gamebanana.com/skins/130503
então eu tenho que "separar" os "caras" cada um com sua subpasta (dentro da pasta do meu addon) e cada um com sua propia .lua com os codigos?
Help pfvr
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Mensagem por Xalalau Qua Jul 01, 2015 12:43 am

Olha, eu intendo o que o post manda fazer mas nunca criei um ragdoll/playermodel pra ter certeza dos passos.

Pra resolver isso, deixei anotado aqui na minha área de trabalho pra eu fazer uns testes assim q der e daí, se tudo der certo, posto os resultados e umas explicações, blz? Isso é uma coisa q me interessa tb =3

Se vc quiser tentar achar ajuda de uns BRs manjões nesse meio tempo, aqui é um bom lugar pra isso: https://www.facebook.com/groups/510169765710473/
É o nosso grupo (que substituiu esse fórum).

Wololo.
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Mensagem por Sasha_Green Seg Jul 20, 2015 7:39 am

Valeu mano piroca, é que eu to editando uns modelos do HL2 aqui e iria precisar fazer npcs com eles mas eu acho que já peguei a manha, é so baixa um npc e copiar o codigo lua dele, dai aonde manda botar o diretorio do seu propio modelo, vai lá e bota. Lua é muito simples, da vontade de comer frango na batata da .Lua;
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Como Fazer NPCs/Playermodels Empty Re: Como Fazer NPCs/Playermodels

Mensagem por Xalalau Seg Jul 20, 2015 11:41 pm

TAPORRA!!!1 Eu esqueci desse post/promessa!! Foi mal...
Q bom q vc conseguiu pegar o jeito Embarassed
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